Reunião entre lideranças alinha detalhes sobre novo Decreto Estadual

O prefeito de Siderópolis, Franqui Salvaro e o vice, Adriano Teixeira, na tarde desta sexta-feira, dia 26, convocaram uma reunião com a Comissão da Contingência da Covid-19, para fazer o planejamento das ações que devem ser colocadas em prática, mediante a publicação do Decreto Estadual Nº 1.172 que impõem medidas mais restritivas durante o final de semana em todo o Estado.

 

O encontro contou com a participação de integrantes da equipe de Governo de Siderópolis, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Polícia Militar. A PM juntamente com uma equipe da Saúde do município irá atuar na fiscalização do cumprimento dos decretos publicados pelo Governo Estadual no decorrer desta semana, com o intuito de conter a propagação da Covid-19.

 

“Estamos em momento crítico da pandemia e precisamos diminuir o contágio. O encontro de hoje é mais um esforço para alinhar como será a atuação da comissão nos próximos dias, para garantir o cumprimento dos decretos”, destacou o prefeito, Franqui Salvaro.

 

Com base no decreto 1.172, publicado nesta sexta-feira, o município esclarece que a partir das 23 horas desta sexta-feira até as 6 horas de segunda-feira, FICAM SUSPENSOS:

 

1.Comércio de rua, excetuado o comércio essencial; 

 

2.Academias, centros de treinamento, salões de beleza, barbearias, cinemas e teatros;

 

3.Bares, pubs, cafés, pizzarias, casas de chás, casas de sucos, lanchonetes e restaurantes. Fica autorizada a comercialização de alimentos e bebidas SOMENTE NO SISTEMA DE TELE-ENTREGA OU RETIRADA NO ESTABELECIMENTO, ficando extremamente proibida a permanência de pessoas no local. 

 

4.Clubes sociais e esportivos, pista de skate e quadras esportivas; 

 

5. Agências bancárias, correspondentes bancários, lotéricas e cooperativas de crédito; 

 

6.Eventos, inclusive na modalidade drive-in, e as reuniões de qualquer natureza, de caráter público ou privado, incluídos excursões, cursos presenciais, missas e cultos religiosos;

 

7.A concentração, a circulação e a permanência de pessoas em parques, praças;

 

8.Salões de festas e demais espaços de uso coletivo em condomínios e prédios privados.

 

Os protocolos e regramentos sanitários devem continuar sendo seguidos:

1.Uso obrigatório de máscara;

2.Distanciamento social;

3.Disponibilização de álcool 70% nos estabelecimentos comerciais considerados essenciais;

 

O descumprimento das regras sanitárias poderá sofrer as sanções administrativas sem prejuízo das sanções penais.

 

O Governo de Siderópolis, também, esclarece que o decreto publicado no Diário Oficial do Estado, nesta sexta-feira, dia 26, prevê ainda a reedição das medidas com fechamento de atividades não essenciais no próximo fim de semana, entre as 23h de 5 de março e 06h de 8 de março.