Guinga discute na Fecam perdas do FPM

            O 3º vice-presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e prefeito de Siderópolis, Douglas Warmling, o Guinga, esteve reunido essa semana com o Conselho Executivo da entidade. Na pauta, além da montagem de uma chapa de consenso para a eleição do próximo dia 29 de janeiro, a queda no primeiro repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

            Guinga, que também é presidente da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), levou a preocupação dos prefeitos do sul com a perda de aproximadamente 20% na receita. “Geralmente o mês de janeiro é muito bom de receita, porque a economia teve impulso no fim do ano e isso reflete na arrecadação. Infelizmente, por exemplo, em Siderópois tivemos uma queda de 21% em relação ao mesmo período em 2009, e de 23% comparado com 2008. Essa realidade assustou outros prefeitos também”, explica Guinga.

            Na Fecam, após consultas, o prefeito foi informado que a diminuição do repasse do FPM aconteceu em decorrência da medida do Governo Federal em não quitar todo o pagamento do Imposto de Renda até dezembro. “Ficou alguma coisa do IR para janeiro, e com isso os municípios saíram perdendo. Vamos acompanhar o próximo repasse, no dia 20, para sabermos se a situação normalizou”, comentou.

            Participaram da reunião o presidente da Fecam e prefeito de Palhoça, Ronério Heiderscheidt, o 1º vice-presidente e prefeito de Caçador, Saulo Sperotto, e o diretor executivo da entidade, Celso Vedana.