Geólogo confere pontos críticos em Siderópolis

Defesa Civil Estadual enviou nesta segunda-feira (24), a pedido da prefeitura de Siderópolis, um geólogo ao município para analisar os pontos críticos ocasionados pelas chuvas da última semana. Principal objetivo é fazer um relatório de danos, adicionando-se soluções e medidas preventivas. O documento será entregue até o fim da semana a Defesa Civil, em Florianópolis.

O geólogo Cícero Bortoluzzi conferiu a situação da cratera aberta na comunidade de Montenegro, e alguns deslizamentos ocorridos ao longo da mesma estrada. “Por enquanto não há mais risco de deslizamento. No local terá que ser feita uma drenagem após estudos sobre a vazão da água que vem das encostas”, afirmou.

Na SC-445 ele observou o deslizamento do último sábado (22), e irá sugerir que seja acrescida ao projeto da terceira pista uma drenagem especial para aquele ponto. Segundo o geólogo, ainda há risco de deslizamento na rodovia. Na área verde da Vila São Jorge, onde famílias estão desalojadas, Bortoluzzi encontrou o pior cenário. “Aqui será necessário refazer toda a remodelagem da encosta, que acabou desabando. Ainda há risco de desmoronamento, dependendo da intensidade da chuva”, explicou. Ele também acompanhou os problemas na Vila Macarini e Estrada de Ferro.

Reconstrução de acesso e ponte

Nesta segunda-feira (24) equipes da Secretaria de Obras atuam para refazer a estrada geral no Costão da Serra, na comunidade de São Pedro. No local, 12 famílias estão isoladas desde a última terça-feira (18). Além disso, a ponte no Rio Jordão Médio já está sendo reconstruída. A previsão é de que as duas obras estejam concluídas até esta terça-feira (25). No centro da cidade a Secretaria de Agricultura auxiliou na limpeza no centro da cidade, e na confecção das calçadas no comércio.

Documentação entregue

Em Florianópolis, o prefeito Douglas Warmling, o Guinga, entregou hoje pela manhã um relatório de danos ao Governador do Estado Raimundo Colombo. Ele aproveitou evento da Fecam para conversar sobre a situação no município. Na seqüência, Guinga protocolou a documentação na Defesa Civil. O prefeito tem agenda em Brasília na próxima quinta-feira (27), onde terá audiência no Ministério da Integração Nacional e na Secretaria Nacional de Saneamento Básico. “O Deputado Valmir Comin manteve contato com o Leodegar Tiscoski sobre a possibilidade de concluir a canalização do Rio Albina, que corta o centro da cidade. Vamos em busca de ajuda, pois fomos castigados pelas sétima vez em dois anos”, argumenta.