Siderópolis inaugura nova creche na Vila São Jorge nesta terça-feira

O Governo de Siderópolis inaugura nesta terça-feira (14/05) a nova creche Rosalia Pierini Salvaro, na comunidade de Vila São Jorge. O investimento é de mais de R$ 2,307 milhões, o que permitirá atender até 100 crianças, em uma área construída de 701,94m².

Os recursos são provenientes de uma transferência especial do ex-deputado Luiz Fernando Vampiro, no valor de R$ 1,5 milhão, e de uma contrapartida de mais de R$ 800 mil do município de Siderópolis, totalizando R$ 2,307 milhões. Além disso, o Governo Municipal também investiu R$ 300 mil na compra do terreno e mais R$ 270 mil em eletrodomésticos, móveis e utensílios, totalizando mais de R$ 570 mil em investimentos adicionais. Parte superior do formulário

A nova unidade educacional foi planejada atendendo às necessidades da comunidade e contará com cinco salas de aula, incluindo duas para berçário, além de refeitório, depósito, cozinha, trocador e banheiro adaptado para crianças, inclusive com chuveiro. Também serão disponibilizados banheiros, sala dos professores, almoxarifado, lavanderia, duas varandas e um espaço de lazer com parquinho.

O secretário de Educação, Mericles Rossa, o Meck, ressalta a qualidade do espaço, comparando-o a um hotel cinco estrelas. “Vamos entregar à população uma creche que oferecerá aos alunos qualidade, conforto e comodidade. Na educação, nada é gasto, mas sim investimento, e este será, com certeza, um dos maiores investimentos na educação de Siderópolis”, destaca o secretário.

O prefeito Franqui Salvaro destaca a importância da nova creche na comunidade. “A antiga atendia 57 crianças e agora será possível atender quase o dobro. Estamos felizes em proporcionar mais espaço e qualidade para nossas crianças, sem mencionar todo o material escolar e uniformes entregues na semana passada”, concluiu.

Histórico

A Creche Municipal Rosalia Pierini Salvaro foi criada por lei em 11 de dezembro de 2012, mas iniciou as atividades em 5 de março de 2014, com duas turmas. Em 2015, ampliou seu funcionamento para três turmas, atendendo um total de 57 crianças.

Atualmente, a creche também oferece educação infantil, atendendo crianças desde os quatro meses até os quatro anos de idade. Atualmente, 63 crianças frequentam a unidade.

História da Patronesse

Rosalia Pierini Salvaro nasceu em Criciúma, em 1º julho de 1908, filha de Estevam Pierini e Maria Daboit. Viveu até os 92 anos e teve 11 filhos com Angelo Luiz Salvaro, com quem permaneceu casada até 1969, quando se tornou viúva, após um acidente de carro. Durante 32 anos, ela cuidou dos filhos, dos afazeres domésticos e agrícolas sozinha. Ao longo do tempo, a família cresceu com a chegada de netos, bisnetos e trinetos.