Aulas do programa “Capacitar para Mudar” têm início em Siderópolis, com inscrições ainda abertas

As aulas do curso de manicure e alongamento de unhas do programa “Capacitar para Mudar”, começaram esta semana em Siderópolis, realizadas pelo Governo de Siderópolis, em parceria com o Instituto Mix. Neste sábado (18/05), mais dois cursos iniciarão suas atividades: Administração e CFTV – câmeras e alarmes.

Conforme o diretor da escola, Matheus Oliveira de Bem, as inscrições para os pré-cadastros continuam abertas para todos os interessados, por meio do link. O programa oferece, de forma gratuita, um total de 25 cursos, incluindo o curso de auxiliar de veterinário, que será aberto na próxima semana. O diretor também lembra que há uma lista de 20 cursos na área de tecnologia, como programação, design gráfico e youtuber que terão início imediato.

Sobre o programa

Iniciado em 2022, o programa é executado em parceria com o Instituto Mix, vencedor do processo licitatório. O questionário de pré-cadastro tem o objetivo de realizar uma pesquisa qualitativa para identificar os interessados, formar novas turmas e avaliar o nível de carência dos estudantes.

“Essa pesquisa serve como critério para o preenchimento das vagas e a seleção de alunos. O questionário também coleta informações sobre a área de interesse, os cursos desejados e o período disponível para a realização do aperfeiçoamento profissional”, explicou Matheus.

O programa visa qualificar e atualizar os trabalhadores em seu desenvolvimento, permitindo-lhes crescer no ambiente de trabalho com novas habilidades ou ingressar no mercado de trabalho, promovendo a inclusão social e a geração de empregos.

Em 2022, aproximadamente 80 pessoas, com idade a partir de 16 anos, foram beneficiadas com os cursos de qualificação. Os cursos são realizados semanalmente no formato presencial.

O prefeito Franqui Salvaro destaca que o projeto foi iniciado devido à crescente demanda em algumas áreas. “A ideia foi criar um programa que atendesse às necessidades das famílias em situação de vulnerabilidade social, oferecendo a oportunidade de buscar capacitação”, afirmou.