Siderópolis anuncia as atrações da 23ª Festa do Colono

Com 50 quilos de farinha de milho e 200 litros de água, Siderópolis realizou no último sábado (01/06), o lançamento oficial da 23ª edição da Festa do Colono. O evento contou com homenagens e o tradicional “tombo da polenta”, preparado pelo grupo Amici Della Polenta, de Urussanga.

A Festa do Colono, que acontecerá de 4 a 7 de julho na Piazza Nova Belluno contará com quatro shows nacionais. Na quinta-feira, dia 4, show com a dupla Bruno e Barreto; na sexta-feira, dia 5, Nenhum de Nós; no sábado, dia 6, Antony e Gabriel; e no domingo, dia 7, Garotos de Ouro. O evento é promovido pelo Governo Municipal por meio do Departamento de Cultura e Turismo e todas as atrações são gratuitas.

Monumento do Imigrante e homenagens

A programação de sábado incluiu uma homenagem no Monumento do Imigrante, que recebeu iluminação e a recolocação da placa de havia sido furtada. Em seguida, foi celebrada a Santa Missa em italiano. A programação continuou na Piazza Nova Belluno com o ato oficial de lançamento da festa e a exibição do trailer do documentário “Mi Son da Belun”, realizado pela Associação Bellunesi Nel Mondo Famiglia de Siderópolis – Nova Belluno, com recursos do Governo Federal, por meio do edital municipal da Lei Paulo Gustavo.

Depois, centenas de pessoas acompanharam o tradicional “tombo da polenta”, seguido por atrações musicais com Isabeli Moro, grupo de cantores Bellunesi e o grupo Roba da Ciodi. “A Festa do Colono é muito importante para nós, é por meio dela que resgatamos nossas culturas e tradições. Agradecemos ao público presente e as comunidades que fazem a festa, pois sem elas não seria o sucesso que é”, disse o prefeito de Siderópolis, Franqui Salvaro em discurso aos presentes.