Siderópolis comemora permanência no Mapa do Turismo Brasileiro no Dia Mundial do Meio Ambiente

No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta quarta-feira (05/06), o município de Siderópolis recebeu oficialmente do Ministério do Turismo (Mtur) a notícia de que continua certificado no Mapa do Turismo Brasileiro. Com esta certificação, a cidade se mantém na lista de municípios capacitados para receber recursos do Ministério, permitindo o desenvolvimento do turismo e a promoção de políticas públicas voltadas para o setor.

O prefeito de Siderópolis, Franqui Salvaro, comemorou a conquista. “Com o certificado, poderemos desenvolver ações para fomentar ainda mais a economia do município, especialmente em atividades que envolvam o turismo local. Estar novamente no Mapa significa que o nosso trabalho técnico continua sendo bem executado. Esta é mais uma das diversas conquistas do nosso Governo”, destacou.

A renovação da participação no Mapa foi realizada por meio do Sistema de Mapa (Sismapa) no Programa de Regionalização do Turismo dos Interlocutores Estaduais (PRT). “Siderópolis possui uma grande diversidade no turismo e ecoturismo. A permanência no Mapa significa que o Governo tem realizado, ao longo desses três anos e cinco meses, grandes ações de incentivo e a uma ampla participação em programas ligados ao turismo”, afirmou o assessor de Cultura e Turismo de Siderópolis, Arisson Fabricio Nunes.

Meio ambiente

Siderópolis é cercada por belas paisagens que atraem turistas, historiadores, amantes da natureza e moradores locais. O município abriga a Barragem do Rio São Bento, a cachoeira do Bianchini, a cachoeira e balneário Fontanella, a cascata Nova Itália, a Reserva Biológica Estadual do Aguaí, a Janela Furada, a Gruta da Serrinha, além de várias trilhas e do turismo religioso.

“Nosso município possui muitos potenciais que buscamos explorar de forma sustentável. Trabalhamos em conjunto com o setor de cultura e turismo para que o meio ambiente, além de proporcionar lazer e tranquilidade, contribua para o desenvolvimento de Siderópolis. Trabalhar políticas públicas associadas à preservação da natureza é fundamentalmente importante, pois valoriza nosso município”, pontuou o presidente da Fundação do Meio Ambiente de Siderópolis (Famsid), Vinicius Pasquali.