Escola Estadual de Siderópolis recebe ação de conscientização contra o mosquito da dengue

O Governo Municipal de Siderópolis, por meio da Secretaria de Saúde, realizou uma ação de conscientização contra o mosquito Aedes Aegypti, que transmite doenças como a dengue, chikungunya e zika vírus na Escola Estadual Dr. Tullo Cavallazzi. A atividade teve início na quinta-feira, dia 7, e foi concluída nesta sexta-feira, dia 8, com a participação de todos os alunos, do 1º ao 9º ano.

A ação incluiu orientações por meio de materiais educativos e informativos sobre a doença, para que posteriormente, por meio da distribuição de cartilha educativa do Governo do Estado, os alunos possam desenvolver atividades focadas no tema. “É muito importante abordar esse assunto nas escolas, pois sabemos que os alunos compartilham essas informações com os familiares, contribuindo para a disseminação das orientações e para o cuidado com a saúde da população”, destacou a agente de endemias do município, Nadia de Menech.

Programa Saúde nas Escolas

Todas as escolas municipais de Siderópolis, incluindo o Ensino de Jovens e Adultos (CEM), já receberam orientações sobre o mosquito, por meio do Programa Saúde nas Escolas (PSE). Os estudantes participaram de palestras sobre prevenção, cuidados e sintomas da doença, além de aprenderem sobre o ciclo do mosquito e outros aspectos relevantes.

O Programa tem como objetivo promover ações educativas em toda a rede pública e estadual, abordando temas variados e voltados à prevenção, adaptados a diferentes faixas etárias. Entre os temas já discutidos estão odontologia, enfermagem, psicologia e nutrição, que foram abordados em todas as escolas municipais e estaduais do município. “Essa parceria tem sido muito bem-sucedida, aproxima os profissionais de saúde e a população e ainda leva temas importantes de saúde pública a serem debatidos em sala de aula”, afirmou o prefeito de Siderópolis, Franqui Salvaro.

A dengue em Siderópolis

O Governo Municipal intensificou as ações preventivas contra a dengue na cidade. Todas as medidas têm o objetivo de evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a dengue, chikungunya e zika vírus.