Siderópolis abre inscrições para o primeiro mutirão de castração do ano
O Governo Municipal, por meio da Fundação do Meio Ambiente de Siderópolis (Famsid), em parceria com o Instituto de Defesa dos Direitos dos Animais de Siderópolis (Iddasi), realizará o primeiro mutirão de castração do ano no dia 7 de fevereiro, a partir das 13h, na sede da Famsid, localizada no antigo escritório da CSN, no bairro Rio Fiorita. Esta será a quinta edição do mutirão, iniciado no ano passado. Até o momento, a campanha já castrou 132 animais de forma gratuita, além das castrações sociais.
Serão disponibilizadas 60 vagas, das quais 40 já foram preenchidas. Para realizar o cadastro, é necessário comparecer à Famsid com um documento com foto, comprovante de residência, e cadastro do CadÚnico da Assistência Social. “As pessoas que adotaram um animal de rua podem comparecer à Famsid, e junto ao fiscal de bem-estar animal, avaliar a possibilidade de liberação da castração gratuita”, explicou o presidente da Famsid, Vinicius Pasquali Antunes Pinto.
Ainda segundo ele, para aqueles que não se encaixam no critério de renda, haverá a opção de castração social, com valores que variam de R$ 190 a R$ 250, conforme o peso do animal. “A castração é uma forma de controle populacional dos animais, mas, acima de tudo, pensamos no bem-estar dos nossos bichinhos, já que o procedimento auxilia na prevenção de algumas doenças”, elencou o prefeito Franqui Salvaro.