Afabess realiza exposição de trabalhos na Piazza Nova Belluno em Siderópolis

Com o tema “Xadrez em bordados, uma exposição de talentos”, a Associação Feminina de Assistência e Bem Estar Social de Siderópolis (Afabess) expõe, na Piazza Nova Belluno, os trabalhos de aproximadamente 600 mulheres participantes dos Clubes de Mães e Terceira Idade do município. Os bordados, confeccionados ao longo de 2024, estarão à disposição para visitação até às 20h desta terça-feira, dia 19.

Entre os trabalhos está o de dona Marlene de Matia, de 69 anos, moradora da comunidade de Santa Luzia e integrante do Clube de Mães Santa Marta. Ela confeccionou “trilhinhos” e três “toalhinhas” de louça com a intenção de decorar a casa e presentear a filha e a nora. Segundo Marlene, o pedido para trabalhar com a técnica do xadrez já era uma solicitação antiga, atendida neste ano pela Afabess. “Amei o tema deste ano. Eu já conhecia a técnica, mas sempre há algo novo para aprender, e com orientação fica muito mais fácil”, comentou.

O prefeito de Siderópolis, Franqui Salvaro, reforçou o convite para a comunidade prestigiar a exposição. “Convidamos todos para visitar a mostra, que simboliza o compromisso e a dedicação dos participantes dos clubes. As atividades realizadas demonstram um ano com belos trabalhos e de momentos de aprendizado para compartilhar com todos”, convidou.

Clubes de Mães

Os Clubes de Mães e Terceira Idade de Siderópolis são grupos comunitários que promovem a união e o fortalecimento social por meio de atividades manuais, como bordado, crochê, artesanato, entre outros. Neste ano, a temática principal foi o xadrez, no qual os integrantes criaram peças exclusivas com padronagens tradicionais e criativas.

Os clubes estão presentes em diversas comunidades da cidade, como Rio Jordão, São Pedro, Centro, Gruta, Rio Fiorita, Rio Kuntz, Montanhão, Tereza Cristina, São Martinho, Santa Luzia, Alto Rio Maina, Cohab, Montenegro e Vila São Jorge. Cada clube se reúne uma vez por semana, no período vespertino e noturno.