Campanha de vacinação contra a poliomielite inicia na próxima segunda-feira em Siderópolis

O Governo de Siderópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, anuncia o início da campanha de vacinação contra a poliomielite, que ocorrerá de 27 de maio a 14 de junho de 2024. A ação tem como objetivo imunizar no mínimo 95% das crianças menores de 5 anos de idade, contribuindo para a erradicação da doença. O Dia D de vacinação em Siderópolis será no dia 8 de junho.

Durante o período da campanha, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município estarão preparadas para receber as crianças e realizar a vacinação. “Convidamos todos os pais e responsáveis a levarem suas crianças para receberem a dose da vacina. A participação de toda a comunidade é crucial para garantir a saúde coletiva e proteger as futuras gerações”, destacou o prefeito de Siderópolis, Franqui Salvaro.

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença viral altamente contagiosa que pode levar à paralisia permanente. O último caso no Brasil ocorreu em 1989. “A vacina é a única forma de prevenção eficaz, e a adesão da população é fundamental para manter a doença erradicada”, mencionou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Siderópolis, Gislene Regina Lima, acrescentando que “para realizar a vacina, é necessário levar a carteirinha de vacina, o CPF ou cartão do SUS”.

Foto: Fernando Frazão /Agência Brasil