Comitiva Italiana visita Siderópolis
Uma comitiva de 13 italianos da região de Belluno, na Itália, visitaram, neste fim de semana os municípios da região e passaram por Siderópolis, no sábado pela manhã (28/10). Em cerimônia simples organizada pelo Governo Municipal, Associação Bellunese Nel Mondo e Associação Cultural Amigos de Forno di Zoldo, realizada na Piazza Nova Belluno, foi renovado e relembrados os compromisso com pacto de amizade com a região de Beluno.
O assessor de Cultura e Turismo de Siderópolis, Arisson Fabricio Nunes, reforça a importância do pacto de amizade e lembra que uma nova comitiva vai estar na cidade em dezembro para em ocasião do “Gemellaggio” com o Val di Zoldo, e futuramente será renovado o pacto com o Beluno.
O prefeito Franqui Salvaro comenta que receber a visita dos turistas é importante para sempre estreitar e fortalecer os laços dos povos das cidades irmãs. “É importante o fortalecimento da cultura, para manter viva a história do povo sideropolitano e acredito que é isso que fizemos e vamos continuar fazendo”, explanou o prefeito.
Entre as pessoas que compõem a comitiva estavam a vice-prefeita de cidade de Sedico, Gioia Sacchet; vereador de Farra d’ Alpago, Fortunato Calvi; e o Presidente da União Nacional das Associações de Imigrantes e Emigrantes e Presidente da Associação Belluno Nel Mondo, Oscar de Bona.
A vice-prefeita de Sedico, Gioia Sacchet, disse que está maravilhada com a região. Segunda ela a recepção dada a delegação é extraordinária. “Vir aqui é descobrir nossas raízes passadas e, sobretudo, dar também uma visão futura para nossos jovens, e com isso, pode surgir um intercâmbio cultural entre a Itália e o Brasil”, comentou Gioia.
Visita ao Brasil
O presidente da União Nacional das Associações de Imigrantes e Emigrantes e presidente da Associação Belluno Nel Mondo, Oscar de Bona, explica que a delegação foi ao México, e depois ao Peru, antes de vir ao Brasil. Aqui estiveram em Garibaldi, Santa Tereza, Encantado, Antônio Prado, Nova Prata e Erechim no Rio Grande do Sul.
Em Santa Catarina já passaram por Pinhalzinho, Chapecó, Iomerê e Pinheiro Preto. Na sexta-feira estiveram em Orleans, Criciúma. No sábado em Siderópolis, depois para Pedras Grandes, depois na entrega do Título Honorário a Moacir Fontana em Urussanga.
No domingo pela manhã participaram da assinatura de um Gemellágio entre Soverzene na Itália e Cocal do Sul. Depois, seguiram para Florianópolis, onde no domingo a noite encontraremos com pessoas de Belluneses interessadas a forma o Círculo de Florianópolis.
Conforme Oscar de Bona, outra comitiva, com o prefeito da cidade italiana de Longarone, que estava em Gramado e Bento Gonçalves, participou em Urussanga, no sábado, pelos 30 anos da assinatura do Gemellágio entre Longarone e Urussanga.
Todos irão se encontrar com o prefeito de Soverzene, que chegou de São Paulo, para no domingo pela manhã participar assinado o Pacto de Amizade com Cocal do Sul. Ao todo no domingo, somado as comitivas que estiveram em Orleans na sexta-feira, o grupo do prefeito de Longarone, e o grupo do prefeito de Soverzene, estiveram em Cocal do Sul entre 40 e 45 pessoas da Itália.
Segundo Oscar, com essas visitas surgirá ideias de cooperação. “Não irei prometer agora, porque teremos que estudar e preparar bem as colaborações”, comentou. Segundo ele, uma das ideia é a troca de conhecimento com o Museu ao Ar Livre, com os Museus de Belluno. Algo que seja interativo e multimídia. “É uma coisa que poderemos dizer que já está feita. Será só uma questão das fundações Unibave e do Museu Belluno, de como fazer essa cooperação”, informou o presidente da União Nacional das Associações de Imigrantes e Emigrantes, que incentivou a criação um Círculo de Bellunese em Orleans.