Contemplados com a Lei Aldir Blanc 2 em Siderópolis assinam termo de execução cultural

Na manhã desta segunda-feira, dia 18, os representantes dos seis projetos selecionados pela Lei de Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), chamada Aldir Blanc 2, oficializaram as participações com a assinatura do termo de execução cultural. O ato marca o início das ações voltadas à cultura do município. Cada contemplado terá até o dia 31 de outubro de 2025 para executar os projetos e contrapartidas.

Este ano, Siderópolis foi contemplada com R$ 115.978,61 para projetos que incluem desde a manutenção de espaços culturais até a promoção de atividades e aquisição de bens culturais. “Desde o início, nosso objetivo foi aplicar de forma democrática os recursos para contemplar os artistas e a comunidade de maneira significativa”, destacou o assessor de cultura e turismo de Siderópolis, Arisson Fabricio Nunes.

Projetos selecionados

  • Adiana GarliniO Universo Encantado de Aurora – O Despertar
  • Associação Bellunesi Nel MondoHistória das Famílias de Siderópolis
  • Eliana dos SantosO Legado do Povo Negro em Siderópolis
  • Geraldo CanarinReforma do Espaço Formas e Artes
  • Mario Romão PereiraBateria Show
  • Marlon Conceição dos SantosResgate Histórico do Carnaval de Siderópolis

Sobre a Lei Aldir Blanc 2

A Lei Aldir Blanc surgiu como uma medida emergencial em 2022, durante a pandemia de Covid-19, para socorrer artistas e trabalhadores do setor cultural. Em 2022, a lei foi ampliada e transformada em política pública permanente, pela Lei 14.399/2022, regulamentada pelo Decreto 11.740/2023. Essa transformação garante o fomento contínuo à cultura, com editais e chamadas públicas lançados anualmente.  

“Esses projetos selecionados representam o talento, a história e a diversidade de Siderópolis, Transformar a Lei em política pública permanente foi um avanço para que a cultura tenha a atenção e o respeito que merece”, afirmou o prefeito de Siderópolis, Franqui Salvaro.