Crianças e adolescentes confeccionam símbolo da luta contra o trabalho infantil

Em Siderópolis, uma ação está sendo preparada em prol do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil – 12 de junho.

O cata-vento, símbolo da campanha, será confeccionado pelas crianças e adolescentes que frequentam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) ofertado pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Serão desenvolvidos  cata-ventos de diversas cores que serão colocados em exposição, na frente da Unidade do Cras de Siderópolis na próxima semana. O tema deste ano é ‘proteção social para acabar com o trabalho infantil.

“Essa ação tem  o objetivo de proporcionar reflexão, buscando a conscientização sobre os prejuízos causados pela imposição do trabalho às crianças e adolescentes, e favorecer aos participantes, a reflexão da importância de permanecer na escola. Assim trabalhamos a conscientização de que a educação é a melhor maneira de construir um futuro de esperança, que estudar é o seu ofício, que brincar faz parte do seu desenvolvimento e que é direito seu”, afirmou a secretária de Assistência Social, Fernanda Frelo Venturini.

O símbolo da campanha


O símbolo da campanha e da luta contra o trabalho infantil no Brasil e no mundo é o cata-vento de cinco pontas coloridas. Ele possui um significado lúdico e expressa a alegria que deve estar presente na vida das crianças e adolescentes.  Ele representa movimento, sinergia e a realização de ações permanentes e articuladas para a prevenção e a erradicação do trabalho infantil.