Empresas de Siderópolis recebem palestra em alusão ao Novembro Azul
O Governo de Siderópolis, por meio da Secretaria de Saúde, está promovendo ações da campanha Novembro Azul dedicada à conscientização sobre o câncer de próstata. Na última sexta-feira, dia 8, foram iniciadas palestras em empresas do município, e a primeira a receber orientações sobre prevenção e cuidados sobre a saúde masculina foi a empresa Gasoduto. A agenda segue até o dia 22, com palestras programadas para as indústrias Sandini, Quimicer, Resicolor, Insight Led e DMTEC.
“A participação foi bastante positiva. Buscamos tornar o ambiente acolhedor, desmistificando o assunto e destacando a importância do autocuidado. Durante a palestra, houve uma interação significativa entre os participantes, que puderam tirar dúvidas e compartilhar experiências, reforçando a relevância de iniciativas como esta para abrir espaços de diálogo sobre a saúde masculina”, mencionou a coordenadora da Atenção Primária à Saúde de Siderópolis, enfermeira Tayná Consoni.
Campanha nas Unidades de Saúde
Desde o início da campanha, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Siderópolis têm trabalhado a temática com decorações alusivas, para incentivar a participação e facilitar o agendamento de consultas. “Convidamos todos os homens do município a agendarem uma consulta e a priorizarem a saúde, pois a prevenção é essencial. Com as ações que realizamos, buscamos reforçar a importância desse cuidado”, convidou o prefeito, Franqui Salvaro.
Nesta quarta-feira, dia 13, uma ação especial voltada para a saúde do homem será realizada na Unidade de Saúde Dr. Gyrão, no Centro, que atende pelo Programa Saúde na Hora, com horário estendido das 17h às 21h. Na ocasião, serão oferecidos atendimentos com três médicos para solicitação do exame de PSA, atendimento odontológico com foco na prevenção contra o câncer de boca, além de orientações contra o câncer de próstata.
“É fundamental levar informações ao público-alvo, homens a partir de 50 anos de idade, pois é uma forma eficaz de prevenção e conscientização. Trabalhar essa temática nos meses de referência reforça as ações que realizamos ao longo do ano, afinal, a saúde masculina exige cuidados contínuos”, destacou a secretária de saúde, Fernanda Frello.