Festival Montanhas Verdes vai comemorar os 20 anos da Associação de Montanhismo e Escalada
Durante a programação do Festival Montanhas Verdes, que acontecerá nos dias 14 e 15 de dezembro, está prevista a celebração de aniversário de 20 anos da Associação de Montanhismo e Escalada da Serra Geral (ASGEM). A comemoração deve acontecer no sábado, dia 14, na sede do Museu do Montanhismo Edson Dubois Struminski, em anexo a sede do Instituto Felinos do Aguaí, na comunidade de São Pedro em Siderópolis.
Para a comemoração estão previstos um show com a banda Balthazar, uma atividade de astroturismo e observação celeste. Conforme o presidente e sócio fundador da ASGEM, Elias Caetano, será uma alegria celebrar os 20 anos de existência da Associação em Siderópolis. “Siderópolis é um território que faz parte da nossa história, nada melhor do que celebrar essa trajetória onde nos sentimos em casa”, comentou.
Durante o evento, os associados da ASGEM terão desconto para participar das atividades e as crianças inscritas no projeto “Montanhistas do Futuro” terão gratuidade nas atividades.
Ela é vinculada ao sistema confederativo por meio de filiação à Federação Estadual de Escalada e Montanhismo de Santa Catarina (FEMESC), à Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME) e à Federação Internacional de Alpinismo (UIAA).
Na região ASGEM representa e organiza o desenvolvimento do montanhismo na região da Serra Geral. Conforme o presidente, Elias Caetano, a entidade está sempre atenta e atuante nas discussões da região nas pautas turismo, ecoturismo e turismo de aventura, sustentabilidade e uso público em unidades de conservação. “Atuamos fortemente nos eixos de ética, segurança, educação, formação e sustentabilidade promovendo os princípios e valores que norteiam as boas práticas de mínimo impacto em ambientes naturais”, comenta.
Territórios de atuação
A instituição atua ao longo da cordilheira da Serra Geral, desde o município de Canela no Estado do Rio Grande do Sul, até a extremidade norte do entorno de Alfredo Wagner e Rancho Queimado em Santa Catarina. A comunidade de montanhistas a cordilheira tanto pelos campos de altitude ao longo das bordas no planalto serrano, quanto pelos vales e cânions da planície costeira.
“A ASGEM, como umas das maiores conhecedoras deste território, colabora na agenda de desenvolvimento regional em torno da Serra Geral, que é um território fascinante e merece se consolidar como um destino integrado, por meio de um roteiro estruturado e diversificado, promovendo as principais vocações naturais desta localidade”, comenta Caetano.
O presidente ainda reforça que um dos pontos fortes característicos da ASGEM é sua ampla rede de relacionamentos, parceiros e voluntários como Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), Instituto Reflorar, Instituto Felinos do Aguaí, Instituto Alouatta, Reserva São Francisco, Fundações do Meio Ambiente de municípios entre outras.
Projeto desenvolvidos
• Projeto Montanhistas do Futuro – O projeto introduz crianças de 6 à 12 anos, em diversas disciplinas transversais ao montanhismo como meio ambiente, mínimo impacto, fauna, flora, climatologia básica, senso coletivo, socialização, relações de confiança, autoconfiança, segurança, primeiros socorros, técnicas de movimentação em ambientes montanhosos como trilhas e escaladas, técnicas de acampamento, respeito à cultura e comunidade local, plantio de mudas nativas, observação de aves entre outras. O projeto foi vencedor do prêmio nacional Mosquetão de Ouro em 2023, na categoria Montanhismo e Sociedade;
• Museu do Montanhismo Edson Dubois Struminski – Em 2023 inaugurou, em parceria com o Instituto Felinos do Aguaí, um espaço de memória do montanhismo. Conforme a Associação é um dos raros espaços dedicados ao tema e conta com expressivo acervo;
• Prêmio Mundial de Proteção das Montanhas – Em 2023 o Programa GearTips de Logística Reversa de cartuchos de gás na Conferência anual da UIAA União Internacional de Alpinismo realizada na Turquia. A ASGEM é signatária do Programa juntamente com outras 22 organizações comprometidas com a solução do problema vem realizando a coleta e destinação adequada de cartuchos de gás. O prêmio venceu como melhor programa mundial de proteção às montanhas, colaborando com diversos pontos de coleta instalados em acampamentos, eventos e comercio de produto outdoor, promovendo um impacto ambiental e social positivo;
• Grupo de Prevenção e Apoio à Emergências na Serra Geral (PAESG) – Formado a quatro anos, atua como um Grupo Voluntário de Busca e Salvamento (GVBS), uma importante ferramenta de apoio às autoridades competentes da região. São realizados treinamentos contínuos já tendo atuado em diversas ocasiões e ocorrências.
Um dos voluntários que faz parte PAESG, é a consultora de marca e registro, Daiana Pacifico Salvan, de 37 anos. Ela é associada a quatro anos e atualmente é tesoureira. Na visão dela, uma das coisas mais importante que a associação faz é o trabalho de conscientização, como por exemplo, o Grupo de Prevenção. “Estar preparado para qualquer eventualidade nas montanhas, desde um primeiro socorro em uma torção no pé até algo mais grave. Sempre estamos preparados antes de ir para um ambiente remoto”, analisa.
Quem coordena esse grupo de voluntários é o subtenente da reserva do Exército Brasileiro, Tony Provesano, 53 anos. Ele é associado da ASGEM praticamente desde a sua fundação, e reforça as atividades de objetivo da associação como o foco nas boas práticas do montanhismo sustentável, a segurança e o respeito e a preservação do meio ambiente.
Segundo Tony, o Grupo de Voluntário de Busca e Salvamento vem trabalhando por meio de um programa de informação e capacitação de todos os montanhistas interessados e auxílio às entidades na confecção de Sistemas de Gestão da Segurança e Planos de Atendimento a Emergências. “Estamos em condições de auxiliar as Forças de Segurança e outras instituições responsáveis pelo atendimento a emergências em áreas remotas. Hoje estamos com 23 voluntários devidamente treinados e capacitados em busca e salvamento, orientação e cartografia, rastreamento e primeiros socorros em áreas remotas”, garante.
Festival
A 6ª edição do Festival Montanhas Verdes oferecerá aos participantes várias atividades, com destaque para esportes náuticos não motorizados no lago da Barragem do Rio São Bento. Estão previstas stand up padle, caiaque, e pela primeira vez a canoa polinésia. Toda a estrutura necessária será fornecida pela organização, incluindo embarcações, remos, coletes salva-vidas, instrutores e equipamentos de segurança.
Durante o evento, os associados da ASGEM terão desconto para participar das atividades e as crianças inscritas no “projeto Montanhistas do Futuro” terão gratuidade nas atividades.