Governo de Siderópolis entrega Ordem de Serviço para início da duplicação da ponte na comunidade do Rio Jordão

O Governo de Siderópolis autorizou, nesta quarta-feira (15/05), o início da obra para duplicação da “ponte João Fontanella”, na Rodovia Padre Herval Fontanella, localizada na comunidade de Rio Jordão Baixo. O ato da assinatura da Ordem de Serviço aconteceu no restaurante Nono Augustinho. A obra, sobre o Rio Mãe Luzia, será executada pela empresa Araújo Construções, por meio de recursos provenientes de emenda parlamentar do deputado estadual Júlio Garcia, no valor de R$ 1 milhão, além de contrapartida do município no valor de R$ 199 mil.

Conforme o responsável pela Construtora, Vilmar Araújo, a obra deve ser entregue de 90 a 120 dias, a depender das condições climáticas. Inaugurada em 1986, a ponte, com dimensões de 50 metros de comprimento por 4 de largura, também contará com passeio para pedestres, visando garantir maior segurança e acessibilidade do local que recebe grande fluxo diário de veículos e pedestres.

A diretora da Escola Miguel Lazzarin, Suzana Cambruzzi Olivo, aponta que a duplicação traz segurança, principalmente para os estudantes que trafegam pelo local todos os dias. “Cerca de 70% dos nossos estudantes passam pelo local e priorizar a segurança deles é primordial. A obra dará mais tranquilidade aos pais e também professores”, afirmou

A diretora ainda lembra que na enxurrada de outubro de 2023, quando a ponte precisou ser interditada, foi necessário criar uma operação logística para transporte dos alunos. “Nós tivemos bastante trabalho. No domingo criamos uma rota alternativa para trazê-los do sentido do Centro de Siderópolis por Nova Veneza. Isso aumentou muito o percurso até a Escola. E agora, com a duplicação, nós estamos mais tranquilos”, relembrou.

O morador da comunidade, Milton Fontanela, de 71 anos, comemora o início da obra. “Essa duplicação é muito boa para a nossa comunidade. É o desenvolvimento do Jordão. Aqui é muito movimentado, e hoje, precisamos esperar quem vem no sentido contrário: um para depois passar o outro, o que gera muito tumulto”, comentou.

O prefeito de Siderópolis, Franqui Salvaro, a obra será importante para o fluxo de veículos que trafegam pela comunidade, tanto dos moradores locais, quanto dos turistas. “Aqui tem muitos caminhões que circulam, o que dificulta o trânsito por ser uma ponte simples. Por isso pensamos em duplicar. É um investimento válido para a comunidade do Jordão, para Siderópolis, isso vem contribuir com o nosso desenvolvimento”, analisou o prefeito.