Lançamento da 23ª Festa do Colono de Siderópolis será no dia 1º de junho

Siderópolis se prepara para um dos eventos mais aguardados do ano, promovido pelo Governo Municipal, por meio do Departamento de Cultura e Turismo, a Festa do Colono. A 23ª edição tem data marcada para ocorrer de 4 a 7 de julho. Antes disso, a organização prepara o lançamento oficial do evento, que acontecerá no dia 1º de junho, na Piazza Nova Belluno com atrações totalmente gratuitas.

“Preparamos um evento para toda a família. Contamos com a presença da população para que juntos possamos dar início à nossa aguardada Festa, que promete ser sucesso por mais um ano”, convida o prefeito de Siderópolis, Franqui Salvaro, acrescentando que em breve serão divulgadas também as atrações.

Na ocasião, a “Associação Bellunesi Nel Mondo Famiglia de Siderópolis – Nova Belluno” será homenageada pela celebração dos seus 30 anos com o lançamento de um documentário que conta a história da imigração italiana. “O documentário foi produzido através de recursos da lei Paulo Gustavo, com a participação de filhos e netos de italianos que moram em Siderópolis. Esse documentário representa o início da colonização italiana em nosso município até os dias atuais”, mencionou a presidente da Associação, Maria Rossa Gross.

O assessor de Cultura e Turismo de Siderópolis, Arisson Fabricio Nunes, destaca que o lançamento será um momento de festividade, união e celebração das tradições. “É uma oportunidade para darmos continuidade às divulgações da Festa e chamar o público para participar. Preparamos atrações para toda família, sem esquecer de homenagear nossos antepassados e as pessoas que também colaboram para o desenvolvimento da cultura e do turismo da cidade”, pontuou.

Programação completa:

16h – Homenagem junto ao Monumento dos Imigrantes (oferta de guirlanda de flores);

17h – Santa Missa em italiano (presidida pelo Pe. Anderson) – Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida;

19h – Ato oficial de lançamento da 23ª Festa do Colono (celebração dos 30 anos da Associação Bellunesi Nel Mondo Famiglia de Siderópolis – Nova Belluno);

20h30 – Tombo da polenta (com o Grupo Amici Della Polenta de Urussanga);

21h – Apresentações culturais (Isabeli Moro, Grupo de cantores Bellunesi e Grupo Roba da Ciodi).