Mutirão de castração beneficia 44 animais em Siderópolis
Cadastro para próxima edição já pode ser realizado
Siderópolis realizou a quinta edição do mutirão de castração, chegando aos 176 animais castrados. O serviço é realizado de forma gratuita para a população, num serviço oferecido pelo Governo Municipal, em parceria com a Fundação do Meio Ambiente de Siderópolis (Famsid) com apoio do Instituto de Defesa dos Direitos dos Animais de Siderópolis (Iddasi).
A primeira ação deste ano, foi na última semana garantindo a esterilização de 44 animais, entre 20 cachorros e 24 gatos. Todos passaram pelo procedimento cirúrgico e receberam atendimento pré e pós-operatório incluindo medicação e microchipagem.
O próximo mutirão está programado para o mês de março, e o cadastro já pode ser realizado para novas inscrições. Segundo o presidente da Famsid, Vinicius Pasquali Antunes Pinto, a inscrição é feita junto à Famsid com um documento com foto, comprovante de residência e o cadastro do CadÚnico da Assistência Social. “As pessoas que adotaram um animal de rua podem procurar a Famsid, e junto ao fiscal de bem-estar animal, avaliar a possibilidade de liberação da castração gratuita”, explica Vinicius.
Ainda segundo ele, ainda existe a possibilidade daqueles que não se enquadram no critério de renda, e podem optar pela castração social, com valores que variam de R$ 190 a R$ 250, conforme o peso do animal.
Conforme o prefeito de Siderópolis, Franqui Salvaro, a castração é fundamental e é um gesto de carinho. “Além do controle populacional dos animais, ela também previne algumas doenças e prolonga a vida média dos PETs”, mencionou o prefeito.
Texto e Fotos: Jatene Macedo – Departamento de Comunicação Prefeitura de Siderópolis


