Mais uma palestra do projeto “Aprender e Viver” é realizada em Siderópolis
Planejamento e convívio familiar foram os temas abordados no encontro realizado na tarde dessa quarta-feira (17), no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Siderópolis. As oficinas compõem o projeto “Aprender e Viver”, do serviço de Proteção e Atendimento à Família (PAIF). Com este, já somam três os encontros realizados entre as mulheres com perfil de extrema pobreza residentes em Siderópolis.
O encontrou dessa semana iniciou com uma palestra proferida pela enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Siderópolis, Maristela Brignoli. De maneira simples e dinâmica, a enfermeira explicou sobre o planejamento familiar, esclarecendo as dúvidas das participantes. “Esse é um trabalho de atenção primária, orientando às pessoas sobre como se planejar e como evitar uma gravidez indesejada ou DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis). Temos que botar esses temas em discussão, pois sempre há alguma coisa que podemos explicar a elas. É nossa responsabilidade levar a informação, a orientação e a prevenção a essas mulheres”, enfatizou.
Para finalizar o encontro, um momento de espiritualização foi oferecido às participantes. A integrante da Pastoral da Família de Siderópolis Jucélia Longo Scaini trocou experiências com as mulheres, sobre o que é ter uma família e as dificuldades que aparecem ao longo da vida. “A família não é perfeita, não é fácil criar e manter uma. Nem sempre a causa da falência do ambiente familiar é por dinheiro ou por falta de comida. Há problemas bem maiores e mais profundos que isso. No entanto, quando se tem valores, eles podem ser superados”, explicou.
De acordo com a faxineira Rose Teixeira, os encontros estão sendo muito produtivos. “Essa já é a segunda vez que participo e estou gostando bastante. Há uma troca de experiência entre nós, nos ajuda a ver ou entender o que antes não conseguíamos”, comentou.
Oficina Aprender e Viver
A capacitação, que iniciou no dia 3 de setembro, segue até o dia 22 de outubro. Ao todo, são oito encontros que formam a oficina “Aprender e Viver”. Cada um deles aborda um tema específico, com o intuito de orientar as mulheres e proporcionar um autoconhecimento.
O próximo encontro será na quarta-feira (24), às 14h, no CRAS do município. O tema será Alimentação Saudável, com a nutricionista Rosangele Pavan Salvaro. Além da palestra com a profissional, as participantes receberão uma cartilha com receitas e poderão acompanhar uma aula prática.
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Siderópolis