Prefeitura e Caixa Econômica montam planejamento para liberar FGTS

O prefeito de Siderópolis Douglas Warmling, o Guinga, recebeu na manhã desta quarta-feira (20) o gerente da agência da Caixa Econômica Federal de Siderópolis, Márcio Borges. O objetivo do encontro era traçar um planejamento para a liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para os atingidos pelas chuvas de janeiro.

A confirmação da liberação aconteceu há duas semanas quando o Ministério da Integração Nacional reconheceu o decreto de emergência do município. Estão aptos para receberem o FGTS os moradores dos seguintes bairros relacionados na Avaliação de Danos feita pela Defesa Civil: Rio Fiorita, Nossa Senhora da Saúde, Santa Luzia, São Geraldo, Patrimônio, Monte Negro, Alto rio Maina e Vila São Jorge na área urbana, e Costão da Serra, Morro da Mina, Jordão alto, Jordão Médio, Serrinha, São Pedro, Linha Alexandre da Boit, Santo Antonio, Jordão Baixo, São Martinho Baixo, São Martinho, Rio Albina, Rio Kuntz e Montanhão na área rural.

            “Siderópolis foi muito castigada com as chuvas, e depois de muito esforço conseguimos a liberação do FGTS. Ao mesmo tempo, sabemos que é necessário todo um planejamento para que não haja transtorno na hora de liberação”, destaca Guinga.

            Dessa forma a CEF estará atendendo conforme cronograma e critérios abaixo relacionados, em horário diferenciado, das 15h30min às 17h30min. “Assim vamos evitar aglomerações. Se a pessoa estiver com a documentação certa, o atendimento será muito rápido”, explica o gerente da Caixa.

            Entre os documentos necessários para a liberação do FGTS está o comprovante de residência. Quem não possuir comprovante em seu nome, deverá pegar declaração emitida pela Prefeitura, no Centro Social Urbano, no horário das 13h30min às 17h30min, de segunda a sexta-feira. O interessado deve apresentar comprovante do local em que reside, ou seja, conta água, luz ou telefone, com data entre setembro a dezembro de 2008 e número do PIS. Um funcionário da prefeitura estará à disposição para atender a população a partir desta sexta já no Centro Social.

            A prefeitura de Siderópolis emitiu ofício nesta quarta-feira para os estabelecimentos com máquinas de xérox explicando os documentos necessários para a liberação do fundo. Além disso, comunicou o destacamento da Polícia Militar pedindo reforço policial nos dias de liberação do dinheiro como medida de segurança.

Calendário da Caixa Econômica Federal

Nomes iniciados com

Entrada da documentação

Recebimento do FGTS

A, B, C

25, 26 e 27 de maio

01, 02 e 03 de junho

D, E, F, G

28 e 29 de maio

08 e 09 de junho

H, I, J, K

01, 02 e 03 de junho

15, 16 e 17 de junho

L, M

08, 09 e 10 de junho

18, 19 e 22 de junho

N, O, P, Q

15 e 16

23 e 24 de junho

R, S, T, U

17, 18 e 19 de junho

25, 26 e 29 de junho

V, W, X, Y, Z

22, 23 e 24 de junho

30 de junho e 01 de julho

O atendimento da prefeitura se dará de acordo com o da Caixa, mas com um dia de antecedência. “Os nomes iniciados pelas letras A, B e C, por exemplo, deverão procurar o Centro Social Urbano nos dias 22, 25 e 26 e assim sucessivamente até o final do alfabeto”, explica a Secretária de Administração, Dalvânia Cardoso.

Documentos necessários para a liberação:

  • Identidade (cópia frente e verso);
  • Carteira profissional (cópia das páginas da foto, identificação e todos os contratos de trabalho);
  • Comprovante de residência com data entre setembro e dezembro de 2008, devendo conter no documento obrigatoriamente o nome do sacador, o bairro e a cidade. São válidos para comprovar residência talões de água, luz e telefone; extrato de cartão de crédito; comprovante emitido pela prefeitura. Em caso do comprovante estar no nome do cônjuge, o deverá ser apresentada também a certidão de casamento.