Siderópolis ensina como planejar hortas em pequenos espaços

         A prefeitura de Siderópolis, através da Secretaria de Desenvolvimento e Habitação e a Epagri, realizou essa semana uma palestra sobre a produção de alimentos saudáveis para os moradores do Loteamento Dona Sebastiana. Recentemente eles foram contemplados com 107 casas populares num projeto da administração municipal em parceria com o Governo Federal.

            A intenção é incentivar as pessoas a criarem hortas mesmo em pequenos espaços para buscarem a sustentabilidade das famílias. “Cerca de 40% dos gastos de uma casa são com alimentação. Então é possível comprar o básico e o restante utilizar do que foi plantado”, comenta Krieguer Leopoldo, da Epagri. Em julho a primeira horta será criada para que todos tenham a noção de como fazer.

Durante a palestra também foi discutida a reciclagem do lixo e a criação de um jardim comestível, que nada mais é do que o cultivo de alimentos e plantas medicinais e aromáticas. “É possível associar a função paisagística de um jardim para a produção de temperos, chás, verduras, frutas, até mesmo dentro de casa”, explica. Para ele, basta ter vontade e criatividade na hora de fazer.