Aos 88 anos, dona de casa, mãe de 12 filhos, lança segundo livro em Siderópolis
` A noite de autógrafos, promovida pela Prefeitura de Siderópolis, através da Fundação Cultural e Afabess, em prol do projeto Florindo Siderópolis, trouxe a cidade novamente uma família que marcou a história do município. “É um momento mágico receber novamente essas duas tão queridas escritoras da nossa terra. A emoção que elas nos passam traz uma felicidade enorme”, disse o prefeito Douglas Warmling, o Guinga.
Para o representante da Academia Criciumense de Letras, Ronaldo David, “Apolônia é o exemplo de que perseverança e compromisso cultural não têm idade”. Segundo a presidente da Afabess, Aretusa Warmling, o sucesso do evento se deve ao carinho que as pessoas possuem pela família Patrício de Bittencourt. “A forma com que as pessoas recebiam o convite dava certeza de uma noite de sucesso”, afirmou.
Também participaram do evento o vice-prefeito Elvi Donadel, o Deputado Estadual Valmir Comin, a presidente da Fundação Municipal de Cultura, Giane Machado e demais autoridades.
Apolônia Patrício de Bittencourt morou por 40 anos em Siderópolis. Veio de Imbituba com o marido, Chico, e os seis filhos. Em Siderópolis, tiveram mais seis, completando, como ela mesma diz, “uma mesa de Apóstolos”. Religiosa, fez apenas um pedido após a morte do marido. Queria suprir a ausência do companheiro escrevendo um livro. E o sonho foi realizado em 1997, quando lançou Sonhos de uma Anciã, também em Siderópolis. Hoje , aos 88 anos, esbanjando saúde e simpatia, ela lança o segundo livro, Realização. “O livro fala das coisas bonitas da vida, das pessoas e tudo mais”, diz singelamente.
Janice de Bittencourt Pavan veio com os pais de Imbituba aos seis anos. Morou em Siderópolis até os 28 anos, e deixou saudades. Nos colégios onde lecionou a disciplina de Língua Portuguesa, alunos ainda hoje lembram o carinho, a beleza e a inteligência da querida professora. Paixão Mulher é o quarto livro da escritora. “São poesias que venho escrevendo desde os 18 anos. É um livro recheado de amor e paixão, esses sentimentos que são primordiais para a vida. Mas acima de tudo o livro é uma homenagem à mulher”, comenta.
Inspiração
Janice de Bittencourt Pavan
Gosto de ver teus lábios num sorriso.
E o paraíso de sonho nos teus olhos.
Em manhãs de promessa acordo e cismo este teimoso anseio de rever-te.
Se anoitece, nos teus largos ombros me debruço.
Se amanhece, no teu suave olhar eu me espreguiço.
Ah! Só o tempo há de falar quanto em ti penso!
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Siderópolis
João Manoel Neto – 03146/JPSC
8406-6695