Terceiro caso suspeito de Gripe A põe Siderópolis em alerta
Uma nova suspeita de contaminação pelo vírus influenza A/H1N1 coloca outra vez a Secretaria de Saúde de Siderópolis em alerta. O paciente terá coletado nesta tarde o material para ser encaminhado ao laboratório em Florianópolis para análise. Até o resultado ele permanecerá acompanhado por médicos e enfermeiras.
Este é o terceiro caso com suspeita de Gripe A atendido no município, sendo que os dois anteriores foram descartados da contaminação. O novo caso colocou em alerta novamente a Unidade de Saúde São Lucas. Nesta sexta-feira (7) todos os funcionários adotaram as máscaras e os aventais para o atendimento. “O melhor ainda é prevenir. Então reforçamos ainda mais a orientação sobre o assunto e a higienização nas unidades de saúde. Por enquanto são apenas suspeitas, mas estamos com o sinal de alerta ligados”, comenta a responsável pela Vigilância Epidemiológica, Maristela Brignoli.
A Secretaria de Saúde continua pedindo para que os pacientes com sintomas parecidos com o da Gripe A procurem as unidades de saúde no município. Durante os atendimentos, todas as pessoas com forte tosse estão sendo isoladas dos demais pacientes como precaução. A preocupação com a Gripe A fez aumentar sensivelmente os atendimentos desde a semana passada.
Saiba mais sobre a Gripe A
A Gripe A, inicialmente designada de gripe suína, é um surto global de uma variante de gripe suína, cujos primeiros casos ocorreram no México em meados do mês de março deste ano vindo a espalhar-se pelo mundo.
O vírus foi identificado como Influenza A, subtipo H1N1, uma variante nova da gripe suína. Ele contém ADN típico de vírus aviários, suínos e humanos, incluindo elementos dos vírus suínos europeus e asiáticos. Os sintomas da doença são o aparecimento repentino de febre, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação nos olhos e fluxo nasal.