Siderópolis escolhe planta-símbolo

A prefeitura de Siderópolis, através das Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente e Educação e em parceria com a Epagri, intensifica essa semana as votações para a escolha da planta-símbolo do município. A população pode manifestar sua opinião na urna instalada no Paço Municipal Antônio Feltrin, no centro da cidade. Além disso, a votação também já ocorreu nas escolas da cidade. “Estamos lançando essa campanha para que o público de Siderópolis possa escolher, de forma aberta, livre e democrática, a planta-símbolo para a cidade. A espécie escolhida pela população deverá predominar, mas não será a única utilizada na arborização da cidade.”, afirma o prefeito Douglas Warmling, o Guinga.

A campanha começou no mês passado e termina na semana que vem. O objetivo da escolha de uma planta-símbolo para Siderópolis é promover a interação, despertar o interesse da população nas questões ambientais e reforçar o envolvimento dos habitantes com a própria cidade. Os sideropolitanos poderão optar entre seis espécies nativas: Tagete (cravinho), Alyssum Violeta, Alyssum Branco, Phlox, Boca de Leão e Bananeira de Jardim. Até o momento quem domina a preferência do público é a Boca de Leão e a Bananeira de Jardim.

Saiba Mais

• A boca-de-leão é uma planta anual, ou seja, completa seu ciclo no período de um ano e necessita replantio. Seu cultivo como bordadura em canteiros dá ótimo resultado, principalmente porque acrescenta um colorido especial ao jardim, com flores tubulosas em diversas tonalidades, que vão do rosa ao vermelho-vivo, além do amarelo e do branco. É uma planta bem resistente e não dá trabalho com ataque de pragas ou doenças, mas não suporta geadas.

• Espécie originária da Ásia, cultivada em todo território brasileiro na região da Mata Atlântica. A planta é muito atraente para ornamentar em jardim e sua popularidade é reforçada pelo seu aparente semelhante a uma banana. É uma planta pequena com o crescimento de dois a três metros de altura. As folhas são muito grandes, longas e largas. Deve ser cultivada a pleno sol, em solo fértil. Não é tolerante às geadas e a ventos fortes.