Reserva do Aguaí ganha sede provisória
A Reserva Biológica Estadual do Aguaí ganhará nos próximos dias uma sede provisória. O assunto foi discutido na tarde desta terça-feira (17) entre o prefeito de Siderópolis Douglas Warmling, o Guinga, a Secretária de Desenvolvimento, Magna Stopazzolli, e os profissionais da reserva. Ficou definido que a Secretaria abrigará provisoriamente a Unidade de Gestão.
O Executivo irá ceder a sala e parte da estrutura que serão utilizados por três profissionais que estarão chegando à cidade na semana que vem. O local servirá de apoio para atuação na parte administrativa, apoio à pesquisa e fiscalização. “Siderópolis possui a maior parte da Reserva e então decidimos procurar o prefeito, que foi muito solicito e logo disponibilizou o local. Esse trabalho será importante, principalmente, pela aproximação com a comunidade”, argumenta o Chefe da Unidade, Aurélio Aguiar.
A intenção da Fatma é concluir o Plano de Manejo nos próximos meses. No documento está identificado o local para construção da sede, próximo a Barragem do Rio São Bento. “Vamos dar todo o suporte necessário para este trabalho que é fundamental, já que é um patrimônio ambiental de Santa Catarina. Toda a atenção com a preservação daquele local é indispensável.”, comentou Guinga.
A Reserva do Aguaí foi criada em 1983 e possui uma área de 7.672 hectares . Além de Siderópolis, estão no entorno da Reserva Biológica Estadual do Aguaí os municípios de Treviso, Nova Veneza, Morro Grande e Bom Jardim da Serra.