Siderópolis poderá ganhar Fórum Municipal
A cidade de Siderópolis poderá ganhar ainda neste primeiro semestre de 2010 a instalação de um Fórum Municipal. As tratativas evoluíram depois de reunião do prefeito Douglas Warmling, o Guinga, com a Juíza Janice Ubiali, titular do Juizado Especial Cível. A instalação do Fórum Municipal proporcionará um avanço do Juizado Especial, implantado no município em 2007, já que poderá homologar no local todas as conciliações.
O Executivo formalizará o pedido nesta quinta-feira (20) para que a magistrada possa requerer a inclusão do assunto nas prioridades do Tribunal de Justiça do Estado. De acordo com o prefeito, a concretização do pedido significará a agregação do Juizado Especial aos serviços já oferecidos na cidade. "A interiorização dos serviços não só atende preceito constitucional como também aproxima os cidadãos do Judiciário. Além disso, evita o deslocamento até Criciúma em determinadas situações", afirma Guinga.
Para a Juíza Janice Ubiali, a criação do Fórum Municipal em Siderópolis representa uma consolidação das políticas voltadas à implementação da Justiça Nacional ao encontro de uma das metas traçadas tanto pelo Judiciário catarinense quanto pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). "É preciso levar uma extensão, um braço da Justiça, a todos os municípios do País", sintetiza a magistrada.
Participaram da reunião a Secretária de Administração, Dalvânia Cardoso, e o Procurador do Município, Luiz Fernando Luchina Giordani.