Guinga participa de mobilização municipalista em Brasília
O prefeito de Siderópolis, Douglas Warmling, o Guinga, está em Brasília. Como 2º vice-presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), ele representa a entidade na primeira mobilização da Confederação Nacional de Municípios (CNM) este ano. A reunião aconteceu nesta terça-feira (9) pela manhã, e entre os temas que foram discutidos, destaque para a partilha dos Royalties da camada pré-sal com os Municípios, as perspectiva das finanças municipais para 2010 e falta de regulamentação do financiamento da Saúde no Brasil.
Os desafios financeiros e gerenciais de 2010 motivaram a reunião, que servirá de prévia para os encaminhamentos para a Marcha dos Prefeitos, que será realizada em maio. A maior preocupação dos prefeitos é quanto as discussões de matérias no Congresso Nacional que aumentam despesas e criam mais obrigações aos Municípios como, por exemplo, o piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde. “A situação é complicada. As responsabilidades estão cada vez mais nos municípios e o dinheiro fica em Brasília. Não pode ficar assim. Temos que inverter esse papel”, arremata.
Guinga tem participado ativamente da campanha municipalista e destaca entre as conquistas o aumento do 1% do FPM, o parcelamento das dívidas previdenciárias e a promulgação da PEC dos Precatórios. Nesta quarta-feira (10) os prefeitos acompanharão a votação da partilha do pré-sal na Câmara dos Deputados.