Siderópolis decreta situação de emergência

Prefeito de Siderópolis, Douglas Warmling, o Guinga, decretou na tarde desta quarta-feira (19) situação de emergência no município. Levantamento parcial dos prejuízos aponta até o momento, além de estradas, pontes e calçadas danificadas, 60 pessoas desalojadas, 13 desabrigados e 74 moradores isolados.

Os maiores problemas estão localizados no centro, Vila São Jorge, Rio Fiorita, Estrada de Ferro, Vila Esperança, Montenegro, São Pedro, Patrimônio, e São Martinho Baixo. “Vamos conseguir concluir o levantamento apenas amanhã, mas já ultrapassa R$ 1,5 milhão, fora o prejuízo do comércio, que deverá ser de mais R$ 1 milhão. É a pior enxurrada dos últimos anos”, explica o prefeito Douglas Warmling, o Guinga.

Muitas famílias tiveram as casas tomadas pelas águas e perderam tudo, principalmente na Vila São Jorge e Estrada de Ferro. Neste sentido, a prefeitura começa a receber doações a partir desta quinta-feira (20), das 8h às 12h no Centro Social Urbano. “As pessoas precisam de colchões, comida, roupas, e outros utensílios. Elas simplesmente perderam tudo, é muito triste. Mas sabemos da solidariedade do povo sideropolitano e temos certeza de que muitos irão ajudar”, comenta Guinga.

No fim da tarde de hoje o prefeito conversou novamente com o Secretário de Desenvolvimento Regional, Luiz Fernando Cardoso, o Vampiro, que esteve com o Governador Raimundo Colombo. Serão liberados de imediato para Siderópolis R$ 50 mil para serem utilizados na recuperação de estradas, pontes e bueiros. “Nesta quinta-feira vamos iniciar um cronograma de trabalho, mas para isso precisamos que a chuva diminua para colocarmos as máquinas nas estradas, retirando material e fazendo a manutenção”, finaliza o prefeito.