Siderópolis inaugura Centro de Educação Infantil Olívio Cesa
A prefeitura de Siderópolis inaugura nesta segunda-feira (12), às 17h30min, a Creche Municipal Olívio Cesa. Localizada no Loteamento Dona Sebastiana, o local vai abrigar cerca de 120 crianças de zero a cinco anos, atendendo conforme o número de vagas existentes no município.
A creche contará com salas de aula, fraldários, biblioteca, salas de leitura e de informática, sanitários, recreio coberto, refeitório, secretaria, sala de multiuso, anfiteatro, lactário, almoxarifado, sala de professor, recepção, cozinha, vestiário, lavanderia, rouparia e despensa. “Vamos poder dar mais conforto aos alunos, e mais segurança aos pais que precisam deixar seus filhos para irem ao trabalho”, expressa Guinga.
O investimento é de cerca de R$ 1,2 milhão, numa parceria com o Governo Federal e contrapartida da prefeitura. A creche possui todas as condições e adequações necessárias para a educação infantil, ligando os ambientes de uso pedagógico, administrativo, recreativo, esportivo e de alimentação. “Esta não é apenas uma construção bonita. Este é o caminho do futuro, para transformar as crianças nos futuros brasileiros que vão construir este país”, afirma o prefeito.
Quem foi Olívio Cesa?
OLÍRIO CESA, mais conhecido como OLÍVIO CESA, nasceu em 13 de outubro de 1916, na comunidade de Nossa Senhora da Saúde, Município de Siderópolis, Estado de Santa Catarina, filho de Pedro Cesa e Cecília Búrigo Cesa, imigrantes italianos, que chegaram ao Brasil em 1891. Em novembro de 1939, casou com Victalina Savi, de cujo casamento nasceram os filhos: Delírio, Dilma Maria, Dilce, Dalva Maria, Dilnei, Delço e Deverton , continuando o trabalho na agricultura
Olirio Cesa sempre teve participação ativa e tinha grande preocupação na solução de problemas da comunidade, tanto na área social, quanto os de interesse geral. Desde cedo teve militância política-partidária, auxiliando na coordenação das campanhas do seu partido, PSD- Partido Social Democrático e, em 3 de outubro de 1958, elegeu-se vereador para o município de Urussanga, com 323 votos.
Em 1959, foi nomeado Fiscal Geral do Município já de Siderópolis, para o mandato do Prefeito Manoel Minervina Garcia, pela coligação do PTB/PSD. O cargo equivalia a atual secretaria de obras. À época, sem equipamentos, a manutenção das estradas e demais atividades eram feitas de forma braçal.
Em 1980, para surpresa de todos, principalmente familiares, através exames médicos e laboratoriais, ficou constatado que Olirio Cesa estava acometido de câncer e, por recomendação médica licenciou-se nas funções para tratamento de saúde. Embora tenha realizado uma cirurgia, com melhora por período de aproximadamente um ano, passou o seu estado de saúde a ficar dia a dia mais debilitado, vindo a falecer no dia 3 de março de 1982.