Santuário de Nossa Senhora de Fátima será inaugurado dia 13
A beleza do morro situado na Vila São Jorge, as margens da SC-445, que liga Siderópolis a Criciúma, sempre chamou a atenção dos moradores. Muitos pensavam que o lugar era propicio para a construção de uma casa. No entanto, a matriarca da família Salvaro, Olívia Ronchi, sempre dizia que aquele local era “bonito para se colocar uma imagem de Nossa Senhora”.
A idéia ficou intocável até a sua morte. A partir de então a família resolveu dar inicio a realização do sonho de Dona Olívia, devota de Nossa Senhora de Fátima e foram em busca de ajuda tendo como sustentação no projeto a Associação de Moredores da Vila São Jorge e muitos colaboradores que acreditaram neste sonho. “Um sonho realizado, pois por curiosidade ou devoção cada pessoa que vem visitar o Santuário traz um pouco de si e leva um pouco da Nossa Senhora no coração”, afirma a filha, Maria Salvaro, a Mema. O Santuário está aberto a visitação diariamente das 8h às 19h, sendo que todo dia 13 de cada mês, às 19h30min, é rezado o terço onde quem faz é sempre uma comunidade diferente.
Para o prefeito Douglas Warmling, o Guinga, o local deverá impulsionar o turismo religioso e cultural no município, fomentando o comércio local. “É uma obra fantástica e que trará muitos fiéis para Siderópolis. Somos parceiros no projeto e continuaremos ajudando na parte de infraestrutura para melhor receber as pessoas”, explica.
Maior imagem do Brasil
A imagem de Nossa Senhora de Fátima foi trazida para a comunidade de Vila São Jorge no início de dezembro e desde então já recebeu cerca de dois mil fiéis. A coroa, sétima parte da estátua de 21 metros, foi colocada com auxílio de um guindaste onde está o santuário com o mesmo nome.
Estima-se que a área do local seja de 210 metros quadrados, sendo que no seu interior existem espaços destinados, por exemplo, ao acendimento de velas e depósito de pedidos e graças alcançadas. Vale destacar que ainda no interior do Santuário há uma imagem menor de Nossa Senhora juntamente com as imagens das três crianças Lúcia, Francisco e Jacinta, para as quais, segundo a história, a Santa apareceu em 1917.
O responsável por esculpir a imagem é o artista Osvaldo Zanini, de Florianópolis, e o material base utilizado na construção é amianto. “O processo de pesquisa para a criação desta imagem foi longo. O desenho é levemente estilizado, o que confere um caráter de originalidade a obra”, explica Zanini. “Para a construção do caminho foram mais de 300 famílias que nos auxiliaram com sacas de cimento. Uns deram um pouco mais, outros menos, mas o que nos sensibiliza é a participação de cada um”, afirma Armelindo Salvaro, um dos idealizadores da obra.
A grande expectativa para os próximos anos são as romarias em Honra a Nossa Senhora de Fátima, tendo em vista também que a Santa localizada em Siderópolis já é considerada uma das maiores imagens religiosas de toda a América Latina. O endereço do Santuário é: Rodovia SC 445, Km 5, Vila São Jorge, Siderópolis.
Programação 13 de maio:
6h – Alvorada com fogos
14h – Animação Banda Jac (Jovens Anunciando Cristo de Siderópolis )
14h45min – Coral Show Criança Feliz de Criciúma
15h30min – Ato Inaugural com a paticipação do Grupo de Cantores Bellunesi
16h – Santa Missa presidida Pelo Pároco Pe. José Luiz Sauer, e co-celebrada pelos demais Padres presentes e animada pela Banda Israel da comunidade da Cidade Mineira, de Criciúma