Guinga assume vice-presidência da CNM
O presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e prefeito de Siderópolis, Douglas Warmling, o Guinga, assumiu nesta quinta-feira (17), em Brasília, a 2ª vice-presidência da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Ele tomou posse juntamente com a diretoria eleita para a gestão 2012-2015, que tem como presidente o ex-prefeito de Mariana Pimental (RS), Paulo Ziulkoski.
A atuação da Confederação Nacional de Municípios é voltada à representação político-institucional dos mais de 5 mil municípios junto ao Governo Federal e ao Congresso Nacional e ao fortalecimento da gestão municipal. “As ações voltadas ao fortalecimento da gestão municipal são feitas a partir da produção de pesquisas e estudos técnicos nas diversas áreas de atuação dos Municípios, além de orientação técnica e jurídica”, explica Guinga.
Uma das lutas da CNM é pela aprovação da partilha dos royalties do petróleo que deverá ir a votação na Câmara e no Senado. "São recursos fundamentais para os municípios. Afinal, a riqueza do petróleo é de todos nós", defende o presidente da Fecam. Para Guinga, o apoio de todos os prefeitos é essencial para a aprovação da matéria.