Siderópolis já arrecadou quase dois mil litros de óleo usado de cozinha

40 milhões de litros de água deixaram de ser poluídos com a arrecadação de quase dois mil litros de óleo usado de cozinha, por meio do projeto “Eco Óleo”, do Governo Municipal, da Fundação do Meio Ambiente de Siderópolis (Famsid) e do Movimento Familiar Cristão. 

O projeto foi lançado em novembro de 2018 e desde então, três remessas de óleo já foram recolhidas por uma empresa de Florianópolis, que possui todo licenciamento ambiental para a coleta do resíduo, encaminhando para uma usina no Rio Grande do Sul para transformar o óleo em biodiesel. A primeira remessa recolhida foi de 500 litros, a segunda de 650 litros e dessa última vez, foi mais de 800 litros. 

“Estamos imensamente felizes com a quantidade arrecadada. Superou nossas expectativas. Só temos que agradecer a todos os estabelecimentos e a população em geral que se engajou na causa”, disse o prefeito, Hélio Cesa, o Alemão. 

 

Meio ambiente 

O projeto foi lançado por que muitas vezes, por falta de informação de onde depositar o óleo usado de cozinha, as donas de casa acabam descartando no ralo da pia, o que faz com que prejudique o meio ambiente, o objetivo é dar um destino correto para o resíduo.

 

Como depositar

Para depositá-lo, basta esperar o óleo esfriar, colocá-lo dentro de uma garrafa pet e levá-lo até um ponto de coleta mais próximo e depositá-lo na bombona de arrecadação. O óleo deve estar limpo, sem nenhum rejeito de comida junto.

 

“Juntos faremos a diferença para ajudar o nosso meio ambiente. Lançamos o projeto e estamos contentes com a quantidade de parceiros que temos recebido. Em breve, mais locais serão disponibilizados para a arrecadação. Contamos com a colaboração de toda população”, destacou a presidente da Famsid, Franciele Candido de Oliveira

 

Onde depositar

 

– Ávila Restaurante e Eventos 

– Padaria Casa do Pão  

– Casa Verde  

– Restaurante Gran Belluno 

– Padaria Confraria do Pão 

– Jijo Restaurante  

– MM Rosso 

– Paróquia Nossa Senhora Aparecida 

– Restaurante Romagna 

– Padaria Via Del Pane  

– Padaria da Vó Laura  

– Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente – FAMSID – Lancheria Via-pian – Pesque Pague Lomba

 

Em breve a arrecadação será feita em todos os bairros da cidade. “O mais rápido possível iremos disponibilizar bombonas em edifícios e em pontos estratégicos nos bairros, para que todos possam depositar seus resíduos”, concluiu Franciele.

 

Caso algum estabelecimento de Siderópolis, que gere este tipo de resíduo, queira ser parceiro do projeto pode entrar em contato direto na Famsid, por meio do telefone: 3435-8986.