Programa “Saúde na Hora” completa um ano de sucesso em Siderópolis
O programa “Saúde na Hora” comemora nesta quarta-feira (26/06) seu primeiro ano de funcionamento com resultados positivos para a saúde da população de Siderópolis. Ao todo, foram realizados mais de 2.800 atendimentos em consultas médicas, além de consultas odontológicas, testes rápidos, preventivos, entre outros serviços.
Desde sua criação, a iniciativa tem proporcionado atendimentos essenciais em horário estendido, das 17h às 21h, beneficiando especialmente trabalhadores que não podem se deslocar às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) durante o horário comercial.
Agendamentos
Os agendamentos podem ser feitos tanto presencialmente quanto por telefone (3435-8931), e os atendimentos ocorrem na Unidade de Saúde Dr. Gyrão, localizada no centro da cidade. “Pela primeira vez, Siderópolis oferta este serviço com horário especial. Investimos diariamente na saúde, sempre visando ampliar e inovar os serviços. É um ganho enorme para a população, pois todos os trabalhadores terão a possibilidade de serem atendidos após o horário de trabalho”, ressaltou o prefeito Franqui Salvaro.
Apesar dos bons resultados, a Secretaria de Saúde faz um apelo para que a população colabore com a responsabilidade de comparecer aos agendamentos ou, ao menos, desmarcar com antecedência para que outras pessoas possam ser atendidas. “Quando há um agendamento e a pessoa não comparece, alguém que estava na fila deixa de ser atendido. A população precisa fazer a sua parte”, destacou a secretária de Saúde, Fernanda Frelo,
O programa é uma estratégia do Ministério da Saúde, implantada e executada pela equipe municipal. “Nosso objetivo maior é atender toda a população, dando prioridade aos trabalhadores e às pessoas que não conseguem ir durante o dia na unidade de saúde. As atividades são as mesmas oferecidas durante o dia, porém contemplando toda a população nesta unidade”, afirmou a secretária.
Equipe e Estrutura
O atendimento conta com uma equipe composta por uma médica, uma enfermeira, uma técnica em enfermagem, um dentista e um auxiliar de odontologia. São ofertados todos os principais serviços de atenção primária à saúde, como consultas com clínico geral, solicitação de exames, realização de exame citopatológico (preventivo), vacinação de adultos e vacinas de campanhas, além de procedimentos básicos como curativo e administração de medicação.
Números de atendimentos
Durante este primeiro ano, o programa alcançou as seguintes marcas:
• Consultas Médicas: 2.839 atendimentos
• Consultas Odontológicas: 1.680 atendimentos
• RX Odontológico: 800 atendimentos
• Preventivos: 149 atendimentos
• Testes Rápidos (Sífilis, HIV, Hepatite B e C): 57 atendimentos
• Solicitação de Mamografia: 36 atendimentos
• Procedimentos Diversos (Curativos, Retirada de Pontos, Fluidoterapia, Administração de Medicamentos, HGT, Controle de Pressão, Lavagem Otológica e Pequenas Cirurgias): 610 atendimentos
• Vacinas em Adultos, Adolescentes e Campanhas: 600 atendimentos