Secretaria de Agricultura de Siderópolis auxilia produtores rurais na colheita do milho para silagem

Dois tratores da Prefeitura de Siderópolis estão em atividade, inclusive nos fins de semana, desde a segunda quinzena de dezembro, para a colheita do milho destinado à produção de silagem. O resultado servirá como alimento para o gado, principalmente na produção de leite do município, garantindo suprimentos durante o inverno. Mais de 25 produtores já foram beneficiados, totalizando mais de 270 horas de trabalho.

Segundo o secretário de Agricultura, Giovani Luiz De Menech, as máquinas estão no campo desde dezembro, com os trabalhos intensificados neste mês, e que deve se estender ainda durante o mês de fevereiro. “Começamos o ano a todo vapor para atender a todos, mas a demanda é grande”, avalia De Menech, destacando que a produção deste ano está melhor do que a do ano passado.

A maioria dos produtores rurais realizou o plantio na metade de agosto, o que possibilitou a colheita em janeiro. Para o prefeito de Siderópolis, Franqui Salvaro, o Governo Municipal tem se empenhado em oferecer total apoio aos produtores rurais. “Nosso município tem mais de 26% da movimentação econômica de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) proveniente da agricultura. Por isso, estamos intensificando o atendimento ao produtor rural e planejamos investir ainda mais neste novo mandato”, afirma o prefeito.

O Governo de Siderópolis disponibiliza serviços de maquinário subsidiado. No caso do trator agrícola, o produtor pode agendar o serviço ao custo de R$ 50 por hora trabalhada. Segundo o secretário de Agricultura, ainda há vagas na agenda para novos agendamentos. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone 3435-8986.

Safrinha

De acordo com a Secretaria de Agricultura de Siderópolis, alguns produtores que já colheram o milho iniciaram o plantio da chamada safrinha, o que deve estender os trabalhos até março e abril. O secretário ainda revela que o Governo pretende buscar recursos para adquirir mais duas máquinas e um trator, visando suprir a crescente demanda.