Siderópolis entrega 221 kits de conversores e antenas digitais gratuitamente à população

O Governo de Siderópolis realizou a entrega gratuita de kits de conversores digitais para a população cadastrada no sistema do CadÚnico. Por meio do programa “Digitaliza Brasil”, os beneficiados poderão acessar até oito canais em formato digital sem nenhum custo. Além disso, os demais moradores que já possuem o equipamento adequado também podem usufruir dos novos canais digitais.

Ao todo, foram realizados 312 agendamentos, dos quais 221 moradores retiraram seus kits, enquanto 81 não compareceram. Foram distribuídos 86 kits completos, incluindo conversor e antena, além de 135 antenas.

A implementação da tecnologia é resultado de uma qualificação no programa que o Governo de Siderópolis iniciou ainda em 2021. Os canais disponíveis são: TV Saúde, TV Escola, TV Assembleia, TV Senado, TV Câmara, Canal Brasil, NSC e SBT. O investimento de Siderópolis ultrapassa R$ 500 mil, incluindo a preparação da área, terraplanagem, cercamento, contratação de uma empresa especializada na manutenção e a locação do terreno onde as antenas estão instaladas, na comunidade de Santa Luzia.

“A infraestrutura recebida pelo município tem capacidade para transmitir até oito canais. Atualmente, estão no ar as emissoras que operavam no sistema analógico e que conseguiram qualificação para a transmissão digital junto ao Ministério das Comunicações”, explicou o assessor de Siderópolis responsável pela secretaria de Administração, Romildo Soares.

Expansão do acesso à TV digital em Siderópolis

A migração do sinal analógico para o digital é um marco importante para Siderópolis, trazendo inúmeros benefícios para a comunidade. A TV digital oferece melhor qualidade de imagem e som, além de permitir a transmissão de mais canais com a mesma faixa de frequência.

O programa “Digitaliza Brasil” é uma iniciativa do Governo Federal que visa promover a inclusão digital e assegurar que todos os brasileiros tenham acesso à televisão digital. “Em Siderópolis, a distribuição dos kits de conversores e antenas é um passo significativo para alcançar esse objetivo, proporcionando a população em vulnerabilidade social, o consumo destes canais”, elencou o prefeito de Siderópolis, Franqui Salvaro.