Siderópolis lança o plano “Montanhas Verdes”

O Governo de Siderópolis apresentou nesta terça-feira (18/06) o Plano de Ações Integradas para o Desenvolvimento do Turismo de Siderópolis, denominado “Montanhas Verdes”. A cerimonia de lançamento ocorreu no restaurante Romagna, na comunidade de São Pedro, e o plano prevê três roteiros: gastronômico, histórico-ferroviário e religioso.

O gerente de projetos do Instituto Alouatta, Paulo Cadallóra, explicou que o antigo nome de Siderópolis, Belluno, em italiano, significa montanhas belas, que se cobrem de neve no inverno. “Aqui as montanhas são verdes”, justificou Paulo. As rotas foram apresentadas em um vídeo, com imagens e edição de Thiago Dassi, já disponível nas redes sociais (@governodesideropolis).

Paulo ainda destacou a trajetória de 18 anos do Instituto Alouatta em ecoturismo, turismo de aventura e natureza. Em agosto de 2023, foi lançado o Ciclo Turismo Rotas do Aguaí, um circuito sinalizado que permite ao cicloturista programar sua viagem. “Em quatro meses, recebemos 22 cicloturistas de sete estados diferentes, que permaneceram seis dias na região, contemplando a nossa natureza, utilizando nossos equipamentos, consumindo e se hospedando. Isso é um movimento real”, exemplificou, mencionando também a Barragem do Rio São Bento. “A vocação de Siderópolis é ser um destino surpreendente”, completou.

As ações foram elaboradas por meio do Departamento de Cultura e Turismo de Siderópolis em parceria com o Instituto Alouatta, contratado para desenvolver os conceitos e roteiros turísticos da cidade. O investimento de R$ 78.500,00 é oriundo de uma emenda da deputada estadual Ana Caroline Campagnolo (PL).

O assessor de Cultura e Turismo de Siderópolis, Arisson Fabricio Nunes, ressaltou que, segundo a pesquisa Booking.com Sustainable Travel Report 2023, 75% dos turistas de natureza buscam buscam experiências autênticas que representem a cultura local. “É isso que vamos oferecer: experiência com  nossa gastronomia e as belas paisagens do município. Temos um grande potencial e estamos apresentando à comunidade o crescimento nessa indústria limpa, que é o turismo”, argumentou.

O prefeito de Siderópolis, Franqui Salvaro, destacou a importância do plano e agradeceu os empreendedores. “Nossa cidade tem um grande potencial, e é com orgulho que apresentamos este plano, que marca o início de uma nova era de crescimento e desenvolvimento sustentável. O turismo deve andar junto com infraestrutura adequada, e o município deve proporcionar essas condições. Queremos criar atrações para que as pessoas visitem Siderópolis”, declarou.