Siderópolis realiza campanha “Maio Laranja” em combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

No último sábado (11/05), as crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Siderópolis participaram da campanha “Maio Laranja” que faz alusão ao mês de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Reunidos na Piazza Nova Belluno, as crianças participaram de uma roda de capoeira, seguida por uma ação de conscientização sobre o tema.

A ação, organizada pelo Governo Municipal por meio da Secretaria de Assistência Social, teve como objetivo não apenas promover a cultura e a integração comunitária, mas também alertar sobre a importância de proteger as crianças e adolescentes contra essa grave violação de direitos.

“Maio é o mês de conscientização, portanto a importância da realização destas ações com as crianças e toda população. É crucial lembrar que a violência sexual contra crianças e adolescentes é uma violação de direitos que pode ocorrer dentro quanto fora do ambiente familiar”, destacou o prefeito de Siderópolis, Franqui Salvaro.

Durante o evento, foram distribuídos folders informativos, visando fornecer recursos e orientações para identificar e prevenir situações de abuso e exploração sexual. Além disso, as crianças participantes foram incentivadas a continuar discutindo o tema ao longo da semana no SCFV, estendendo  diálogo também aos idosos e aos participantes do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).

Denuncie

A funcionária da Secretaria de Assistência Social do munícipio, Rosileia Carboni, lembra que a violência sexual é uma violação de direitos porque explora o corpo e a sexualidade de meninas e meninos, ela acontece dentro e fora de casa. “Na maioria das vezes é acometida por uma pessoa conhecida, o agressor é alguém comum. O mais grave é que na maioria das vezes é alguém que a criança conhece bem, um membro da família, um amigo, vizinho, da igreja, da escola, enfim pessoas do convívio da criança”, pontuou.

Para denunciar casos de abuso e exploração sexual, a população pode entrar em contato com o Disque 100, procurar o Conselho Tutelar de Siderópolis, a Polícia Civil ou a Polícia Militar do município.