Siderópolis recebe químico alemão especialista em resíduos sólidos para impulsionar sustentabilidade local
Na última semana, Siderópolis recebeu a visita do renomado químico alemão Udo Stein, um especialista em reciclagem de resíduos com mais de duas décadas de experiência. A visita faz parte de uma colaboração entre o Instituto de Desenvolvimento Econômico Local (I-DEL) e a Senior Experten Service (SES), com objetivo de fortalecer as capacidades locais e promover o intercâmbio de conhecimentos entre especialistas internacionais e de municípios brasileiros.
O trabalho iniciou no mês de março e segue até abril, nos municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos Urbanos da Região Sul (Cirsures). Udo tem ministrado palestras e workshops para a comunidade local, membros ativos de Conselhos de Desenvolvimento Econômico, de Meio Ambiente e Câmaras Técnicas, bem como equipes das prefeituras, compartilhando expertise em gestão de resíduos, oferecendo orientações práticas para o desenvolvimento sustentável dessas localidades.
Conforme a diretora de educação ambiental e unidades de conservação e arborização da Fundação do Meio Ambiente de Siderópolis (Famsid), a engenheira ambiental Elisangela Salvaro Tramontin, a formação profissional e experiência de Udo vem para contribuir na melhora da coleta seletiva, tornando um serviço mais eficiente. “Ele apresentará um relatório técnico avaliando e analisando os pontos positivos e sugerindo melhorias necessárias para o município”, explicou a engenheira.
Durante a estadia, Udo foi acompanhado de perto pela engenheira sanitarista ambiental do Cirsures, Graziela Apolinário Bolan. Além das cidades da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), ele visitará as cidades de Urubici, Bom Jardim da Serra, Grão Pará e Jaguaruna.
Sobre Udo Stein
Udo trabalhou durante muitos anos na indústria metaloquímica, inclusive alguns anos no Brasil, com foco em reciclagem de resíduos. Hoje dedica seu tempo como voluntário associado à SES, levando serviços para a terceira idade, sem nenhum vínculo empregatício. Uma instituição qualquer, seja de órgão oficial ou privado pode solicitar seus serviços.
SES
O programa é uma iniciativa reconhecida internacionalmente, que permite que empresas e organizações brasileiras recebam consultoria de especialistas do mundo todo, que voluntariamente compartilham experiências em diversas áreas. Os especialistas atuam na resolução de problemas específicos, no treinamento de funcionários e na implementação de novos processos, visando promover o desenvolvimento econômico e social.
I-DEL
A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) lançou, em 2012, o Programa Desenvolvimento Econômico Local (DEL), atendendo a demanda de associações filiadas e diversas prefeituras catarinenses de promover um programa específico para o desenvolvimento econômico local de pequenos e médios municípios.
Os bons resultados levaram à expansão e consolidação do programa no estado de Santa Catarina e a nacionalização da metodologia. Desde então o Programa DEL se expandiu para as cinco regiões do Brasil, atendendo mais de 100 municípios em todo país.