Siderópolis recepciona comitiva italiana e marca data para renovação do Pacto de Amizade

O município de Siderópolis recepcionou nesta manhã de terça-feira, dia 18, a comitiva italiana da região de Vêneto na Piazza Nova Beluno. O município entregou ofício sugerindo duas possíveis datas para renovação do Pacto de Amizade com a cidade de Belluno, o que deve ocorrer no dia 19 de julho, já que dia 18 é a data de registro em que os primeiros imigrantes chegaram no município, ou então no dia 8, 9 e 10 de agosto, quando Siderópolis estará realizando a 24ª Festa do Colono.

O grupo, liderado pelo presidente da Associação Bellunesi nel Mondo, Oscar de Bona, foi recepcionado com a presença dos alunos da rede municipal e autoridade locais, em ato público, com direito a música ao vivo, com voz e violão de Isabeli Moro, que cantou entre outra músicas a tradicional “Mérica, Mérica”.

A irmã do prefeito Franqui Salvaro e presidente de honra da Associação Feminina de Assistência e Bem Estar Social de Siderópolis (Afabess), Rosa Suzana Salvaro, lembrou dos antepassados que por aqui chegaram. “Tenho muito honra da história que os meus nonos e bisavós fizeram nessa terra. Vivi isso dentro da minha casa. O amor que os italianos têm pela família, o amor que o italiano tem pela sua nação. Entendemos esse momento de criar vínculos e de estabelecer relações”, afirmou.

Logo em seguida, a delegação foi recebida no gabinete do prefeito. O assessor de Cultura e Turismo de Siderópolis, Arisson Fabricio Nunes, entregou a representante do sindaco de Belluno, Oscar de Pelegrin, foi Irene Gallon, um ofício com as sugestões de datas para renovação do Pacto de Amizade entre Siderópolis – Nova Belluno – Brasil e Belluno – Itália.

Arisson lembra que são tradicionais e devem ser contínuas as visitas de brasileiros à Itália e a recepção de italianos no Brasil. “É uma forma de manter vivas as tradições e de dar continuidade a esses laços para não esquecermos nossos antepassados. Culturalmente, isso impacta outras áreas, como o turismo, a indústria, o comércio e a economia como um todo”, analisou.

Intercâmbio

Em novembro de 2024, uma comitiva de Siderópolis esteve na Itália e recebeu um convite para troca de experiências. No próximo mês, segundo a empresária Sabrina Dal Farra, jovens empreendedores de Siderópolis devem formar uma associação. O objetivo será o intercâmbio com indústrias da região do Vêneto. “Eles nos fizeram uma proposta para montarmos algo semelhante com o que eles desenvolvem lá. Em março vamos realizar algumas reuniões para discutir ações para fazermos juntos com essa cidade amiga”, revelou.

Texto e Fotos: Antonio Rozeng – Departamento de Comunicação Prefeitura de Siderópolis